Com um ano de antecedência, o New York Times atingiu em 2019 a receita prevista com vendas de assinaturas digitais. E mais: o valor (US$ 800 milhões) é praticamente o dobro do que o jornal registrou em 2018, representando um crescimento de 99,5%, conforme o Poder 360, citando a divulgação do balanço financeiro do NYT, nesta terça-feira (14).
O gráfico do Poder 360, que reproduzo abaixo, mostra a evolução da receita digital nos últimos três anos.
O resultado confirma o papel (sem trocadilho) que o New York Times tem na transição do jornalismo impresso para o digital. É ponta de lança e sempre inspirador mesmo que – nunca é demais lembrar – o que funciona lá fora pode não funcionar por aqui. Ainda assim, o sucesso do NYT mostra que é possível pensar de forma estratégica para ter resultado no digital e – olha só que legal – sem encerrar o impresso, atuando de forma multiplataforma.
Números do New York Times
- Em 2019, foram 700 mil novos assinantes de notícias online a mais na comparação com 2018.
- No site, são 3,4 milhões de leitores.
- Somando os assinantes digitais de outros produtos além de notícias, são 4,3 milhões.
- No total, o número total de assinantes do NYT é de 5 milhões, sendo que a base de assinantes do digital é seis maior que a do impresso.
Fonte: Poder 360