quinta-feira, abril 18, 2024
HomeIdeiasO ano do Facebook? Ou alguém viu alguma coisa de diferente em...

O ano do Facebook? Ou alguém viu alguma coisa de diferente em 2016?

No final de 2015, publiquei aqui no Primeiro Digital uma lista de dez assuntos que considerei como os mais relevantes e mais comentados no decorrer do ano. Estavam na lista g

Até compartilhei esta sensação no Facebook. Em resposta, a Luciana Manfroi, professora e coordenadora da pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Estácio de Sá, fez considerações interessantes:

1) Textão no Facebook é que está levando ao engajamento. Pessoas comuns falando de vida comum. Papos diversos. Mas, textão. Textão leva ao discurso, que leva à ideologia.

2) O que se fazia de textão no blog, normal, continua, com otimização e hiperlinks. Mas o Facebook está roubando a espontaneidade de publicação.

3) Pessoas virando personalidades via redes sociais e sendo contratadas para comentaristas em mídia online e offline.

Realmente, difícil escapar da “facebookzação” total e irrestrita que estamos presenciando. A ideia de transformar aquele antigo site de relacionamento na porta de entrada e única plataforma dos usuários de internet segue de vento em popa. Já estamos todos reféns – damos nossa audiência, deixamos uns trocados e quem sabe ganhamos uns likes, uns cliques.

A comunicação digital se tornou dependente do Facebook. As estratégias de Inbound Marketing passam por lá. E o jornalismo, na falta de perspectiva e de visão, segue pelo mesmo caminho. E fazendo pior. Produz conteúdo e entrega esse ouro para o bandido, quer dizer, concorrente na captação de anunciantes. E o pior de tudo é que as pessoas passaram a ter a “sensação” de estarem bem informadas porque “viram no Facebook”.  E não no site do jornal A, B ou C.

Veremos algo diferente em 2017? Ou este cenário é irreversível? Enquanto pensa, “assista ao nosso programa também pelo Facebook…” . Ou compartilhe aquela notícia falsa que pintou na sua timeline.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais