Exercício: quantos títulos com “vira meme” você viu hoje na sua timeline? Eu vi muitos. E por curiosidade fui no Google pesquisar. Resultado: 360 mil resultados para “vira meme” na busca geral no período de um ano. Já na busca por notícias mais recentes foram encontrados 43 mil títulos com “vira meme”.
Até entendo que “meme” vire pauta. É parte da cultura digital e certamente as gracinhas circulam com a rapidez do Bolt pelas redes socais e aplicativos. É um conteúdo para bombar a audiência, mas rende? Para mim fica a sensação de que os sites ficaram para atrás nesse trabalho de “meme-curadoria”. Contam a piada depois que todo mundo (ou a maioria) já riu e compartilhou. Me lembra um desses programas de “vídeos da internet” que é exibido com a legenda “os vídeos mais engraçados que você viu no seu celular”.
E tem mais: pelos resultados na busca por notícias com “vira meme”, ao que parece tudo acaba virando meme, especialmente em tempos de Jogos Olímpicos. Qualquer foto com alguma frase ou montagem vira meme (crie o seu). Mas não dá para o editor ser mais criterioso e dar destaque para os memes que são realmente relevantes e que fazem sucesso de verdade? Quem sabe usar o Google Trends para ter um critério na hora de postar sobre memes.
Pior que o surto de “vira meme” só o “vira meme na internet”. Onde mais seria?