sexta-feira, abril 19, 2024
HomeConteúdoSem gestão, a bagunça toma conta

Sem gestão, a bagunça toma conta

O importante é ter iniciativa e fazer de qualquer jeito ou o importante é ter gestão para fazer bem feito?

Estou entre os que acreditam na segunda opção. A gestão é fundamental para que as iniciativas resultem em ações aplicadas como deve, com qualidade, padrão e sem improvisos.

Neste nosso universo digital, infelizmente, vale tudo. E com interatividade via WhatsApp e transmissões ao vivo pelo Facebook, virou festa. O que mais se vê é linha editorial sendo deixada de lado e interesse pessoal prevalecendo sobre o interesse do produto/veículo.

Precisa ter gestão. Ter um smartphone na mão ou ter acesso ao WhatsApp não dá direito ao profissional (de TV, jornal, rádio e internet) fazer o que bem entende e como bem entende. Alguém tem que dar a linha e dizer o que e como deve ser feito.

Vamos usar o WhatsApp para receber participações dos ouvintes? Ok, mas que tipo de participação vamos priorizar? Que assuntos devem ser destacados? Piadas, críticas, áudio do “tiozão do churrasco” que gosta de aparecer ou conteúdo de grupinho de família não deveriam ter espaço, por exemplo, em programas de esporte ou de jornalismo comunitário. Tudo tem seu momento.

E os “vivos” pelo Facebook não podem ter origem em contas pessoais. A origem tem que ser a página do veículo e não do profissional que trabalha para o veículo. É muito sinal de amadorismo quando ocorre isso do profissional fazer a transmissão com seu smartphone e com sua conta.

Eventualmente, na rua, diante de um fato inusitado ou urgente, ok. Mas transmissões de programas de estúdio, coletivas de autoridades ou times de futebol poderiam ser melhor conduzidas pelos veículos. Isso poderia ser até mesmo considerado um produto e ser comercializado.

Entendo que o cenário é de redações reduzidas, veículos com poucos recursos humanos e financeiros. Mas mesmo assim não custa tentar organizar mais a rotina online do veículo. Menos mal que não é todo mundo que curte e repete o modelo “bagunça”. Muitos colegas sabem da importância da gestão e fazem como deve ser feito, com organização e valorização de todos os envolvidos.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais