sábado, abril 20, 2024
HomeConteúdoEquívocos sobre cultura de internet direto do centro do mundo

Equívocos sobre cultura de internet direto do centro do mundo

Mais um capítulo sobre a polêmica entre a escritora Clara Averbuck, do Lugar de Mulher, e o site Diário do Cento do Mundo por causa da publicação de textos sem autorização.

Uma outra dor de cabeça: a “chupadoria” de conteúdo

O fundador e diretor editorial do Diário do Centro do Mundo, Paulo Nogueira, escreveu sábado (1º) um post reafirmando sua postura, sua compreensão do que seja “cultura de internet”.

O texto completo você lê no site do Nogueira.

Destaco abaixo trechos do texto que considero que revelam uma visão equivocada do fundador do DCM a respeito do conceito de cultura de internet.

Diz o dono do DCM:

  • (…) Minha experiência na mídia digital me convenceu de que faz parte da cultura da internet um certo espírito de compartilhamento. (…) (o certo em destaque é do autor)
  • (…) A velocidade das coisas na internet complica pedidos de autorização. Você perde tempo e, muitas vezes, a ocasião de publicar um artigo que vai contribuir para a discussão de algum assunto relevante. (…)
  • (…) Para o DCM, a cultura da internet permite, ou até estimula, a reprodução de textos em outros sites. Com crédito e link, mas sem a perda de tempo acarretada pelo pedido de autorização. (…)
  • (…) Confiamos que o caminho que será tomado é aquele que hoje o DCM, depois de muitas reflexões, já trilha. (…)

Continuo com minha opinião sobre cultura de internet e que passa longe de copiar e colar sem autorização:

Cultura de internet é valorizar o conteúdo de outros sites e blogs oferecendo a oportunidade para que mais e mais pessoas possam acessar e descobrir novos pontos de referência.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais