A Resultados Digitais, referência em marketing digital no Brasil e na América Latina, mexeu com minhas lembranças de blogueiro por causa do evento online que a empresa está promovendo nesta sexta, 30 de agosto. Sabe por quê?
Porque o evento tem como mote comemorar, de forma antecipada, o Dia do Blog, celebrado no dia 31.
Como nasceu o Dia do Blog
Foi em 2004 que o dia 31 de agosto passou a ser o Dia do Blog ou #BlogDay, uma data criada para envolver blogueiros de todo o mundo numa ação conjunta para dar visibilidade e celebrar a descoberta de novos blogs. A ideia era que cada blogueiro publicasse um post indicando pelo menos cinco outros blogs, com link e uma pequena descrição como incentivo para ser visitado.
Escolheram o dia 31 por causa da semelhança entre 3108 com a palavra Blog: 3 = B, 1 = l, 0 = o, e 8 = g (forçado, mas ok).
Participei de muitas edições do Dia do Blog com meu Coluna Extra e fiquei sempre feliz de indicar colegas blogueiros e de ter sido indicado em diversas ocasiões, o que serviu de motivação e ajudou a me tornar um profissional reconhecido como referência na blogosfera aqui de Santa Catarina.
E também ter a certeza desde lá atrás que blog é um canal importante e que não pode ser esquecido nem por veículos de comunicação (o UOL sabe bem disso) nem por empresas (escrevi sobre isso no blog da Vocali).
Agora, nesta sexta, a Resultados Digitais se apropria do Dia do Blog, o que acho uma ótima ideia, para promover uma live de 4h de duração não para fazer indicações como fazíamos antigamente, mas sim para reunir especialistas e discutir o uso dos blogs nas estratégias de presença digital.
Ótima pauta porque o formato blog é e sempre será o canal principal para as empresas que investem em marketing digital ou precisam de um canal próprio para se comunicar com seu público-alvo.
O que se pensava de blogs de empresas há 13 anos
E já que este post viajou no tempo, reproduzo abaixo trechos da entrevista que publiquei em 2006 no Coluna Extra com Fábio Cipriani, autor do livro pioneiro, lançado naquele ano, Blog Corporativo – Aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem de sua empresa.
Trata-se de um guia prático para orientar empresários e gestores de pequenas, médias ou grandes empresas na maneira de planejar e introduzir o uso de blogs na companhia. Não por acaso o título da entrevista era “A onda está apenas no começo” (quase premonitório para tudo o que o blog representa nos dias de hoje). E é curioso que, na época, o foco do uso do blog corporativo estava muito mais no relacionamento e não necessariamente no fechamento de vendas (não chegava ao fim do funil – entendedores entenderão…).
Compartilho a seguir os principais trechos da entrevista publicada originalmente no dia 25 de maio de 2006.
De que forma um blog pode alavancar os negócios e fortalecer a imagem de uma empresa?
Fábio Cipriani – O primeiro ponto forte do blog é o posicionamento nas páginas de busca como o Google. Por ser uma página atualizada freqüentemente e de navegação amigável, o blog sobe nos rankings de classificação muito facilmente. Além disso, existe o atributo de comunidade criado pela forte propriedade inter-relacional obtida pela representação pessoa-pessoa, e não pessoa-empresa. Isso ajuda a humanizar e, conseqüentemente, fortalecer a imagem da empresa.
Qual é a visão que as empresas costumam ter dos blogs? Está se criando uma “cultura” de aceitação e uso do blog como uma ferramenta / formato de relacionamento?
Cipriani – As empresas (ainda) não acreditam em blogs. Escrevi em meu blog sobre o resultado de uma pesquisa americana que diz que apenas 5% dos executivos das maiores empresas estão totalmente convencidos que o blog consegue trazer retornos reais, mas somente 30% deles conheciam o blog e seus benefícios.
O que vemos são casos isolados e pioneiros nesse assunto, e podemos concluir facilmente que a onda está apenas no começo, podemos ter novos milionários e podemos contar com oportunidades de negócios por meio de consultorias de implantação de blogs. Dentre as empresas que já usam blogs, exceto algumas poucas, a grande maioria está experimentando melhoras sensíveis na venda e satisfação dos clientes.
Em linhas gerais, que barreiras precisam ser vencidas para que uma empresa invista na criação de um blog corporativo?
Cipriani – Eu vejo uma única barreira: a cultural. As empresas brasileiras muito freqüentemente não são focadas no cliente, mas sim em produto ou operações. O foco no cliente é um modelo fortemente adotado por grandes empresas e deve ser seguido por empresas pequenas e médias. Os clientes estão mais exigentes principalmente porque a internet dá o poder de realizar pesquisas de preço mais facilmente, interagir e trocar dicas de produtos em comunidade e espalhar facilmente uma insatisfação ou reclamação.
Entre todas as vantagens proporcionadas pelo formato, qual é a mais importante para um blog corporativo e que teria um peso maior como argumento para justificar o investimento por parte da empresa?
Cipriani – Executivos e empresários gostam de resultados. A melhor maneira para convencer uma empresa a investir em um blog é demonstrando estudos de caso bem sucedidos de blogs corporativos, preferencialmente com métricas estruturadas que demonstrem resultados interessantes.
A maior vantagem do blog é o poder de mudar a visão do cliente, a empresa se torna transparente e demonstra abertura para o diálogo aberto. Os clientes atuais querem participar dos processos de criação de produtos e serviços, querem participar das campanhas e interagir com a empresa. O blog é o canal para que isso tudo aconteça e proporciona o envolvimento que seus clientes merecem.
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