Assim que as emissoras de TV, como a CNN (foto acima), confirmaram a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, a notícia tomou conta das redes sociais e os principais sites do mundo trataram de estampar a conquista democrata em suas capas.
E já não era sem tempo. O dedo nervoso dos editores já devia estar com câimbra tamanha a ansiedade pelo resultado final do arrastado processo de apuração dos votos.
Por isso, mesmo que a manchete “Biden eleito” tenha sido a mais importante e a mais esperada por muitos (lá e cá), a melhor home page dessas eleições não foi publicada sábado (7), mas sim na sexta-feira (6).
Foi no site da CNN internacional e traz um momento de sinceridade sobre o quanto a espera por uma definição da eleição estava deixando todos – público e redação – loucos, mas não menos interessados no assunto.
A manchete “O mundo espera” veio acompanhada por um subtítulo que dizia que “a eleição pode estar nos deixando loucos, mas as avaliações e o tráfego massivos mostram que ninguém vai embora”.
O texto destaca os recordes de audiência alcançados pelo site no decorrer da semana por causa da demora na apuração dos votos, citando também o desempenho de TV concorrentes e dos principais jornais norte-americanos.
Letras garrafais
Com a vitória do democrata matematicamente confirmada, o site da CNN foi direto ao ponto, em letras garrafais: BIDEN VENCE.
Vitória de Biden nas manchetes
O site Poynter fez uma compilação das capas dos principais sites de notícias dos Estados Unidos logo após o anúncio da vitória de Joe Biden. Confira.
Sobre as eleições dos Estados Unidos
Importante destacar que as eleições dos Estados Unidos aconteceram no Twitter e em nenhuma outra rede social. De cabo a rabo. Na reta final, especialmente, se tornou a principal fonte de informação também para outras mídias.
E além dos tweets raivosos e mentirosos de Trump (sinalizados pelo Twitter, inclusive) e saudações a Biden publicadas por líderes norte-americanos e mundiais, até a atualização da bio do presidente-eleito virou notícia na TV. Ponto para o Twitter.
A pauta do post veio do tweet de Luís Felipe Santos (@lf_ds)