quinta-feira, abril 18, 2024
HomeColuna Mapa MentalMapa Mental 🤔 #29 | Redes Sociais: O problema são os números?

Mapa Mental 🤔 #29 | Redes Sociais: O problema são os números?

Nesta edição do Mapa Mental:

– Redes Sociais: O problema são os números?
– Hello de carona nos rolês do Orkut
– Esperando o podcast do Louro José
– Blog para sair da pesca de arrasto
– UOL faz campanha sobre blogs exclusivos 

Redes Sociais: O problema são os números?

Será que o fim da exibição das curtidas no Instagram inaugurou uma tendência? Ao que parece, sim. O Twitter já falou em não mostrar o numero de RTs. Agora, o YouTube, a partir deste mês de setembro, “só irá mostrar números abreviados que dão uma noção aproximada, mas não precisa, de quantas pessoas se inscreveram em cada canal”, conforme o site Tecnoblog.

Diz o YouTube que, com a decisão, quer ajudar os todos os criadores a se concentrarem em contar a sua história e enfrentarem menos pressão sobre os números – praticamente a mesma justificativa dada pelo Instagram.

A turma dos youtubers não ficou contente com a novidade. Isso pode aumentar a insatisfação deles com algumas medidas do YouTube (muitos desconfiam que as notificações não funcionam, por exemplo).

Não por acaso, já se fala em uma migração em massa de youtubers para o podcast, surfando a onda e fugindo das restrições impostas na plataforma de vídeos.

E não para por aí

O Facebook também testa a “escondidinha” de curtidas, que mesmo com as melhores das intenções, só vai ajudar a reforçar a fama de pouco confiável da rede social, não acha?

E seguindo nesse ritmo, a nossa relação com as redes sociais vai mudar na marra. O conteúdo é tóxico, o alcance e entrega não são garantidos, e, sem números de curtidas à vista de todos, as redes não inflam mais o ego.

Hello de carona nos rolês do Orkut

O fundador do Orkut esteve no Brasil. Foi bloqueado no Tinder e reclamou no Twitter. Virou meme. Mas também resolveu tirar sua casquinha da situação “muito Black Mirror”. E patrocinou uma campanha no Facebook para divulgar seu aplicativo Hello, perguntando o que aconteceu com o Orkut.

Usei o Hello quando foi lançado e até fiquei empolgado, enxergando algum potencial no aplicativo. Mas logo abandonei. Pode ter um conceito e uma inspiração de vida em comunidade, mas a parte de game, de conquista de moedas para fazer ações dentro da rede, me cansou. Boa sorte para o Orkut. E goodbye, Hello.

Esperando o podcast do Louro José

Nas eleições de 2018, a Globo ensinou o Brasil a fazer vídeos com o celular na horizontal, apesar de todo o sucesso dos vídeos na vertical no Instagram Stories

Agora, estamos vendo a Globo em massiva campanha de apresentação do formato de podcast para os brasileiros como se fosse uma grande novidade ou inventado pela próxima emissora. É a impressão que fica diante de tantas chamadas para os podcasts durante os programas e nos intervalos.

Isso é bom para o mercado, para quem já é podcaster desde os primórdios, antes da era de ouro? Coloca o formato num outro patamar, chama a atenção de marcas e abre a possibilidade para mais projetos em podcast?

Em longa reportagem, o site CanalTech procura resposta para a pergunta Entrada de gigantes pode trazer mais publicidade para podcasts? Leia aqui.

Blog para sair da pesca de arrasto

E aconteceu na sexta-feira (30) a mega-live promovida pela Resultados Digitais por ocasião do Dia do Blog. Foram mais de 4h de transmissão com diferentes convidados falando sobre diferentes aspectos relacionados ao uso do blog.

Das entrevistas que acompanhei, ouvi, gostei e compartilho com vocês o que disse o blogueiro do UOL, Chico Barney. Ele lembrou uma função relevante do blog: ajudar a construir uma voz própria da pessoa, do veículo ou da marca. Sobre isso, Barney disse:

“Hoje, mais do que em outros períodos, a informação é um baita de um commodity. Todo mundo tem acesso as mesmas informações.

Ter uma personalidade clara, um estilo próprio é cada vez mais importante. E isso vem ao longo de treino, de desenvolvimento, de insistência e de busca. Não se cria do dia para noite.

Quem quer sair do feijão do arroz, sair dessa pesca de arrasto, desenvolver uma voz particular é essencial.”

Assista abaixo o trecho da entrevista com Chico Barney, mas você pode assistir toda a mega-live, se preferir.

UOL faz campanha sobre blogs exclusivos

O UOL está finalmente divulgando seu pacote de blogs exclusivos com acesso fechado para assinantes. A novidade foi antecipada aqui no Primeiro Digital, na edição 25 da coluna Mapa Mental. Além de Mauro Betting, PVC, Bolívia (Desimpedidos) e Juca Kfouri, que aparecem na imagem abaixo, o pacote inclui também os blogueiros Maurício Stycer, Reinaldo Azevedo, Regina Navarro Lins, Paola Machado e Josias de Souza.

Links recomendados

Novidades ‘Estadão’ inicia nova fase e avança em sua transformação digital

Picaretagem ‘Perda de’: com títulos dúbios, site brasileiro ‘mata’ 40 famosos em menos de um ano

SEO – 12 dados para você melhorar suas estratégias no Google

Primeiro digital – Uso da internet no Brasil cresce, e 70% da população está conectada

 

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças uma nova edição.

Todas as colunas.


Receba as atualizações por e-mail. Saiba como.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais