Nesta edição do Mapa Mental:
– Globo entra para valer no mercado de podcasts
– Os motivos da Globo para investir em podcasts
– Chamada para podcasts no SporTV
– Experiências compartilhadas
– O “amigo internauta” existe ou virou lenda?
– Notícias da TV comemora números
– A escolha digital do Hora de Santa Catarina: Tiro no pé?
Globo entra para valer no mercado de podcasts
A estreia do podcast O Assunto, da jornalista Renata Lo Prete, e de mais oito programas no formato dentro do portal G1, mereceu até reportagem especial na edição desta segunda-feira (26) do Jornal Nacional. Os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos demonstraram entusiasmo e foram didáticos ao apresentar não só o novo produto, mas também o formato podcast.
E assim seguiu a reportagem, um beabá que pode ser considerado a entrada oficial da Globo no mercado de podcasts e também um marco do podcast no Brasil. Afinal, não é todo dia que o principal telejornal da principal emissora e do principal grupo de mídia do país dedica quase 7min para falar de um formato de conteúdo que não é novo, mas está passando por sua fase de maior visibilidade e interesse.
Claro, rolou uma forçada de mão na reportagem para valorizar os novos produtos (clássico “quinhentão”), mas equilibrou o tom ao mostrar que independentemente das novidades do G1 já existe público de podcast no Brasil.
O curioso é que o podcast não é novidade dentro dos portais digitais do Grupo Globo (nem no G1, nem no GloboEsporte.com e nem em O Globo). Desde 2018, a Globo vem lançando podcasts que juntos já foram ouvidos por mais de 500 mil pessoas, segundo a emissora.
Os motivos da Globo para investir em podcasts
O que está motivando a Globo a investir em podcasts e dar a dimensão que deu com a reportagem no JN?
Na minha opinião:
- O desempenho de concorrentes como a Folha, por exemplo, com seu Café da Manhã, e a Globo não pode ficar de fora nem para trás (só não é legal quando não quer uma fatia, mas sim todo o bolo). Aliás, a proposta de O Assunto lembra muito o podcast da Folha, o mais ouvido no Spotify Brasil (pauta no principal assunto dia com a participação de jornalistas e especialistas).
- A Globo tem certeza (com base em pesquisas e na análise também do cenário internacional) de que o podcast tende a se consolidar como formato digital e como fonte de um dinheiro novo. A julgar por todo barulho que vem sendo feito em torno dos podcasts deve estar surgindo uma demanda forte de anunciantes que querem surfar na onda também.
De qualquer modo, a entrada da Globo para valer no mercado de podcasts pode ajudar a fortalecer o formato. E isso pode ser um argumento que pode ajudar quem já está há mais tempo no mercado e também as iniciativas independentes e de nicho. Além, é claro, de inspirar outros grupos de mídia para que também produzam seus podcasts.
Pode chamar de conversa
“É um podcast, mas pode chamar de conversa com jornalistas, estudiosos e personagens da notícia para aprofundar um tema por dia. Informação de qualidade, num formato que cabe na vida. É o meu compromisso e da equipe do G1”.
Mensagem da jornalista Renata Lo Prete no seu Twitter sobre o lançamento do podcast diário O Assunto.
Os outros podcasts lançados pelo G1 nesta semana são Isso é Fantástico, Hub GloboNews, Bem Estar, Papo de Política, Desenrola, Rio, Resumão, GloboNews Internacional, O Tema É.
Todos podem ser ouvidos em g1.com/podcasts.
Chamada para podcasts no SporTV
Enquanto a chegada dos podcasts do G1 ganha até reportagem especial no Jornal Nacional, no SporTV está sendo veiculada uma chamada nos intervalos sobre os podcasts do GloboEsporte.com.
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A narração é de Cleber Machado, que apresenta o Hoje Sim. É mais uma prova de que a Globo não está para brincadeira e está realmente interessada em expandir sua atuação por meio de podcasts.
Como fica a CBN?
No movimento da Globo de investir em podcasts via G1 e GloboEsporte.com, fica a pulga atrás da orelha: de que forma isso pode impactar nas emissoras de rádio do grupo, especialmente a rede CBN?
Comentaristas como Natuza Nery e Andrea Sadi, por exemplo, que estarão no podcast Papo de Política, ao lado de Julia Dualibi (GloboNews) e Maju Coutinho, participam do Jornal da CBN às segundas e sextas, respectivamente. Vão continuar? Os podcasts do G1, principalmente, não concorrem com a CBN? Não vão esvaziar a programação?
Experiências compartilhadas
O IJnet (Rede Internacional de Jornalistas) reuniu relatos de podcasters de diferentes países com dicas técnicas (gravadores, softwares, microfones) e sobre fluxo de produção de programas em áudio para internet. Confira aqui.
E se ainda não viu, estou compartilhando aqui no Primeiro Digital o processo de criação do meu podcast.
O “amigo internauta” existe ou virou lenda?
Via Polyana Ferrari no Instagram.
Notícias da TV comemora números
O jornalista Daniel Kastro, com passagem pela Folha de S.Paulo e R7 Record, entre outros veículos, está comemorando os números que o seu site, o Notícias da TV: 25 milhões de leitores e um dos cinco mais acessados no segmento jornalismo de entretenimento. O site praticamente dobrou sua audiência em um ano.
Além da presença de Kastro no projeto, o Notícias da TV se diferencia dos outros sites da área por produzir conteúdos exclusivos e não ficar só copiando e colando informação alheia nem só reproduzir releases e loops eternos do que é publicado em redes sociais.
Veja números de audiência do Notícias da TV. Lançado em setembro de 2013, o site está sob o guarda-chuva do UOL.
A escolha digital do Hora de Santa Catarina: Tiro no pé?
Sempre considerei o jornal Hora de Santa Catarina um bom exemplo de produto que entendeu o loop do hábito ao oferecer recompensas para seus leitores por meio da coleção de selos para a troca por brindes (utilidades domésticas na maioria das vezes).
O interesse pelo colecionável não exclui a leitura. Tomo o exemplo dos meus pais. Compravam a edição do Hora todos os dias para não perder os selos, mas para ler as colunas e as notícias também.
Escrevi compravam porque o jornal do Grupo NSC decidiu mudar o esquema de selos. Ou melhor, acabaram com os selos no jornal impresso e agora os leitores têm de comprar os selos de forma antecipada pelo site ou pelo aplicativo do jornal. Como fonte de receita, uma ótima sacada. É uma renda antecipada.
Mas perguntem para a minha mãe se ela (1) prefere ir até o mercadinho perto de casa e comprar a edição do dia por R$ 1,25, recortar o selo e colar na cartela ou (2) comprar pela internet como se estivesse acessando a Americanas.com. Pelas reclamações que ouvi dela, que não é digital, o Hora perdeu uma fã.
Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças uma nova edição.