Mudanças bem-vindas
A chegada do ND+ é uma evolução importante do Grupo RIC. A navegação ficou mais simplificada, menos poluída em relação ao projeto anterior do ND na internet. E reunir o conteúdo do jornal e da TV na mesma plataforma é uma decisão acertada por usar o ND como base porque já contar uma audiência mais consolidada. Agora o desafio é fazer pequenos ajustes como reforçar para o visitante o conteúdo local disponível no site (acrescentando Avaí e Figueirense como editorias no menu Esportes, por exemplo).
Necessidade imediata
Uma dúvida que apareceu em algumas reuniões recentemente: quantas empresas fazem análise de risco antes de decidir em quais redes sociais investir tempo, dinheiro e conteúdo? Isso precisa ser obrigatório em todo planejamento.
Não dá para escolher de “orelha”, porque o concorrente faz ou porque alguém da empresa leu em algum lugar que é importante estar na rede tal. É uma necessidade imediata até para não embolar o conteúdo da empresa com o conteúdo tóxico que toma conta de redes (especialmente Facebook e Twitter).
Quero ser New York Times, mas…
Compartilhei o link New York Times: 3,4 mi de assinantes e US$ 709 mi arrecadados nos meios digitais com um empreendedor da área de mídia aqui de Santa Catarina. E a resposta dele: “É uma operação mundial e eles estão fazendo um ótimo trabalho. Mas por aqui não há gente suficiente interessada em pagar”,
A volta dos que não foram
O e-mail nunca perdeu sua importância (veja este post que produzi para um cliente da Infomídia). Perdeu um pouco seu protagonismo por causa das redes sociais. Por isso, é muito bem-vinda essa nova onda das newsletters (impulsionada pelas estratégias de inbound marketing) com conteúdo jornalístico como Meio, UOL e El Pais. Minha primeira experiência na internet (lá em 2000) foi com uma newsletter e pretendo retomar o formato muito em breve.
Overdose
“Mas antes não esquece de assinar o canal, curtir o vídeo e clicar no sininho para receber as notificações” 😪
@ da vez
Lá no Twitter, divirta-se com @ChicoBarney, sempre de olho no universo da TV e praticando o arriscado esporte de ser irônico em rede social.
#ArquivoPrimeiroDigital
Sobre minha experiência com a produção de newsletter, convido para ler o post Do “Alex Informa” ao RD Summit 2016: o jornalista como profissional da informação.
Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição.