Nesta edição do Mapa Mental:
– Corra que o social media da polícia vem aí
– Podcast como estratégia para atrair público jovem
– Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias
– Campeões de bilheteria, campeões na busca do Google
Corra que o social media da polícia vem aí
Um dos aspectos que sempre destaco nas palestras e oficinas que ministro sobre gestão de conteúdo é o cuidado na hora de publicar um conteúdo nas redes sociais. É o popular não combina. Nem tudo que é feito em uma perfil pode ser replicado em outro. Não é assim que funciona. E às vezes falta noção e falta olhar para fora e lembrar de quem e com quem você está falando.
Por exemplo: faz sentido a Polícia Militar de Santa Catarina usar o Twitter, Facebook e Instagram para fazer sorteios? O prêmio é uma volta em um carro da PM (sério?) e o clima, de ostentação. A boa e velha viatura virou supermáquina com destaque até para as marcas dos veículos (Porsche, Camaro e Mercedes).
Ver o fio da promoção é muito estranho. O @pmscoficial fala com os seguidores do mesmo modo que uma marca de xampu! Estamos falando de um perfil INSTITUCIONAL!!! E pelo que é descrito, querem ganhar seguidores… Tem outro jeito de fazer que não seja usando a estratégia inadequada, que pode funcionar na visão do social media, mas não para a imagem da PM.
E se a ideia é criar uma ação para aproximar a PM com os cidadãos, também tem outras ações para implantar. Fora a questão da promoção incluir gastos com combustível para um uso dos veículos para uma atividade que não tem nada a ver com a finalidade do trabalho da PM.
Atualização em 17 de dezembro de 2019: E o tweet publicado no dia 16, com direito a vídeo e tudo, o clima de ostentação e falta de noção só aumenta na chamada para o sorteio. “Não fique de fora dessa oportunidade!!!”. 🤦♂️
VOCÊ ESTÁ PRONTO? 🚔👮🏻♂️
As #supermáquinas da #PMSC já chegaram em #Florianópolis!
Você pode passear com um destes carros na quinta-feira, 19, às 9h!
Vai perder esta chance? A promoção se encerra nesta quarta-feira, 18, às 17h.
Não fique de fora dessa oportunidade!!! pic.twitter.com/e7WRbKesYs
— PMSC Oficial (@pmscoficial) December 16, 2019
Podcast como estratégia para atrair público jovem
Recomendo a leitura do artigo O fascínio dos jovens pelos Podcasts: Veículos tradicionais buscam esse recurso para rejuvenescimento do público, do jornalista Luiz André Ferreira. Ele destaca exemplos onde a criação de podcasts tem também o papel de atrair o público jovem.
Escreve Ferreira:
“Buscando surfar nessa onda jovem, veículos tradicionais estão correndo contra o tempo para lançarem seus streamings na busca pelo rejuvenescimento. E se impressionam como um mesmo tema apresentado numa plataforma diferente pode atingir um público que não alcançava”.
Leia o artigo completo (no LinkedIn).
Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias
Saiu a nova edição do Atlas da Notícia, uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) criada com o objetivo de mapear os veículos de conteúdo, especialmente de jornalismo local, em todo o Brasil.
Segundo o mapeamento, existem 11.833 empresas que produzem jornalismo no Brasil, considerando veículos impresso, digital, rádio e TV.
Por ordem de quantidade:
Rádio: 4.195 (35,5%)
Jornais e revistas impressos: 3.429 (29%)
Digital: 3.051 veículos (25,8%)
TV: 1.158 (9,8%).
Nesta terceira edição, o Atlas registra que 331 veículos jornalísticos foram extintos. Desse total, 195 eram impressos. E, por outro lado, como mostram os números acima, as plataformas digitais avançam e encostam nos impressos.
Desertos
Um dos pontos que o Atlas da Notícias sempre destaca são os desertos de notícias, que são as localidades onde não existem veículos jornalísticos. No total, são 3.487 municípios (62,6%), onde vivem 37,4 milhões de pessoas.
Acesse o site do Atlas da Notícia e confira o resumo publicado pelo Poder360.
Campeões de bilheteria, campeões na busca do Google
“O Irlandês” é um ótimo filme, mas o Martin Scorsese, que causou polêmica ao dizer que filme da Marvel não é cinema, dormirá com essa: a busca por heróis e heroínas – dos quadrinhos e da vida real – foi o destaque de 2019, segundo o Google.
Por falar em heróis e heroínas, já leu meu post sobre a relação conteúdo digital e a CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo? Leia aqui.
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Até a publicação desta edição (em 13 de dezembro) já são 15 assinantes no Grupo.
Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição. Com esta 40ª edição, o Mapa Mental encerra a temporada em 2019 e volta em 2020.