quinta-feira, abril 18, 2024
HomeColuna Mapa MentalMapa Mental ūü§Ē #20 | A virada de chave da CBN-Di√°rio; e...

Mapa Mental ūü§Ē #20 | A virada de chave da CBN-Di√°rio; e mais

Nesta edição:

–¬†A virada de chave da CBN-Di√°rio
–¬†Novo Cozinha a Dois
– Novidade no digital de Crici√ļma
Conquista do Rifferama
–¬†Leitura obrigat√≥ria sobre podcasts
–¬†Gary Vee vem a√≠
–¬†Comprova continua


A virada de chave da CBN-Diario

A rádio CBN-Diário, de Florianópolis, estreou site novo e está finalmente dentro do padrão dos sites do Grupo NSC Comunicação e sob o guarda-chuva do portal NSC Total. Mas o que considero simbólico na mudança não é só o nome templante, mas sim a troca do player que permite ouvir a emissora pela internet.

Até a semana passada, o ao vivo ainda era vinculado ao clicRBS, o portal da ex-dona da CBN-Diário, a RBS, de Porto Alegre. Agora, em vez de aovivo.clicrbs.com.br/sc/cbndiario/popup.html (que ainda está ativo), o ouvinte confere a programação num player próprio do NSC Total (https://www.nsctotal.com.br/cbn-player) e não mais do antigo portal.

Al√©m do novo player, o novo site da CBN-Di√°rio traz muito mais conte√ļdo em sua p√°gina inicial. √Č praticamente uma home de curadoria. Isso √© poss√≠vel por causa da integra√ß√£o com o portal NSC Total, o que permite a exibi√ß√£o de chamadas de conte√ļdos publicados por outros canais e n√£o somente da r√°dio.

√Č uma boa estrat√©gia, mas pelo volume, fiquei com a sensa√ß√£o de que o conte√ļdo da r√°dio ficou em segundo plano ou perdeu destaque.¬†A √°rea com os √°udios dos programas, por exemplo, ficaram muito longe do topo do site.¬†E por trazer conte√ļdos de outros canais (posts de colunistas, not√≠cias de sites…), est√° levando o ouvinte visitante para fora do site da r√°dio. Faltou um _blank.

Confira o novo site da CBN-Diário: www.nsctotal.com.br/cbn

Novo Cozinha a Dois

Quem tamb√©m est√° de layout √© o Cozinha a Dois, que deixa de ser um blog e passa a ser um site com receitas, sua marca registrada at√© aqui, mas com mais informa√ß√£o sobre culin√°ria, gastronomia e sustentabilidade, como destacam os amigos Gast√£o Cassel e Soninha Vil, criadores do projeto. ‚ÄúNosso site, que desde 2010 publica quase que exclusivamente receitas produzidas na nossa casa, vai come√ßar a falar de outros temas que circundam a culin√°ria‚ÄĚ, escrevem. ‚ÄúQueremos falar, por exemplo, da qualidade do que comemos‚ÄĚ.

Al√©m da amplia√ß√£o da pauta, o Cozinha tamb√©m ir√° contar com a participa√ß√£o de¬†colunistas sobre diferentes temas como cervejas artesanais, vinhos, cultura gastron√īmica e agricultura familiar. E com o novo site, ser√£o lan√ßados tamb√©m novos formatos como o podcast.

Sou suspeito para falar do Cozinha pela rela√ß√£o de amizade que tenho com o Gast√£o (meu primeiro professor de reda√ß√£o na faculdade jornalismo) e com a Soninha. O conte√ļdo do ent√£o blog sempre foi inspirador e √© um dos motivos que fazem com que eu me aventure nas panelas. As mudan√ßas j√° vinham sendo estudadas e agora o Cozinha pode agregar novas pautas sem perder seu prop√≥sito de compartilhar¬†conte√ļdo¬†que informa, mas tamb√©m inspira.

Acesse o novo Cozinha a Dois: www.cozinhaadois.com.br

Novidade no digital de Crici√ļma

O Engeplus √© uma refer√™ncia de jornalismo local em Santa Catarina. Com sede em Crici√ļma, o Engeplus √© pioneiro na cobertura online da regi√£o Sul do estado e vem investindo em novidades nos √ļltimos anos, como a maior oferta de conte√ļdo em v√≠deo, por exemplo.

E agora, o Engeplus passa a contar com um time de colunistas, todos de Crici√ļma, que abordar√£o diferentes temas, como pol√≠tica, inova√ß√£o, tecnologia, mundo pet, ve√≠culos, economia, empreendedorismo e eventos e tend√™ncias de mercado.

Conquista do Rifferama

Daniel Silva comemora mais uma conquista do seu Rifferama, o blog com prop√≥sito sobre a m√ļsica autoral de Santa Catarina. Se em 2018, aconteceu o primeiro festival Rifferama, este ano a novidade √© o Pr√™mio Rifferama, como compartilhado pelo Daniel no Facebook:

‚ÄúProjeto aprovado na Funda√ß√£o Cultural Franklin Cascaes! Vem a√≠ o 1¬ļ Pr√™mio Rifferama de M√ļsica Catarinense. Em dezembro‚ÄĚ.¬†

Uma conquista e tanto para uma iniciativa independente. E o Rifferama √© o canal oficial da Semana do Rock Catarinense, que come√ßou neste dia 2, com atra√ß√Ķes em Florian√≥polis e outras cidades de Santa Catarina. A programa√ß√£o completa est√° no link www.src.art.br e √© tema do epis√≥dio piloto do podcast Link na Veia que produzi e gravei com participa√ß√£o do Daniel.

Ouça no Spotify.

Leitura obrigatória sobre podcasts

Cris Dias √© um dos pioneiros do podcast no Brasil e continua sendo uma refer√™ncia com seu Boa Noite Internet. E em resposta a um coment√°rio de um editor da Folha de S.Paulo, Dias publicou um ‚Äútexta√ßo‚ÄĚ, muito elucidativo e inspirador para quem tem interesse em aderir ao formato. Leitura obrigat√≥ria para entender o modelo brasileiro de fazer podcast.

Por que podcasts brasileiros s√£o ~piores~ que os americanos?

Autor dos best sellers Vai Fundo e Nocaute, Gary Vaynerchuk estará em Florianópolis em novembro com um dos palestrantes do RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina, promovido pela Resultados Digitais. O @garyvee é referência para quem busca boas ideias e boas práticas para estratégias de presença digital e uso de redes sociais.

Ele usou o meio digital para fazer o negócio da família crescer e a partir daí tornou-se um dos gurus mais influentes da área, abrindo sua própria agência para atender contas de grandes empresas. Também é investidor do Twitter, Facebook e UBER.

No blog da RD, voc√™ confere mais informa√ß√Ķes sobre o Gary. De minha parte, s√≥ digo que li os livros e tenho ele como refer√™ncia. Recomendo.

Comprova continua

A segunda fase do projeto de checagem Comprova foi lan√ßada durante o¬†Congresso da Abraji (Associa√ß√£o Brasileira de Jornalismo Investigativo).¬†Com participa√ß√£o de 24 ve√≠culos (como Folha, Exame, NSC, Ga√ļcha ZH, entre outros), o¬†Comprova vai focar¬†no combate √† desinforma√ß√£o nas redes sociais¬†em torno das pol√≠ticas p√ļblicas do governo federal. Em 2018, na sua primeira fase, a miss√£o do projeto foi monitorar e desmentir boatos relacionados √† elei√ß√£o presidencial.

A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp. A coordenação é feita pela Abraji.

Curta e acompanhe o Comprova no Facebook.

Reprodução Facebook / Sérgio Ludkte

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças (nesta semana, excepcionalmente publicado na quarta), uma nova edição.

Todas as colunas.


Receba as atualiza√ß√Ķes por e-mail. Saiba como.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produ√ß√£o e gest√£o de conte√ļdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na cria√ß√£o e coordena√ß√£o de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conte√ļdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais