@onabrasil disponibiliza vídeos dos debates do Encontro de Jornalismo e Empreendedorismo

Vídeo

A ONA Brasil publicou em seu canal no YouTube os vídeos dos quatro debates realizados durante o 1º Encontro de Jornalismo e Empreendedorismo no último sábado. Assista.

Tema: Jornalismo e Sustentabilidade Financeira

Tema: Jornalismo de dados

Tema: Jornalismo digital

Tema: Empreendendo no Jornalismo

E no Twitter do Primeiro Digital, você confere os tweets que foram compartilhados no sábado pelos participantes do encontro: @PrimeiroDigital.

Sobre vídeos para internet

Vídeo

Durante o Digitalks 2016, que aconteceu em Florianópolis no dia 26 de abril, dei um depoimento para Juliano Pfutzenreuter Nunes e Fernanda Ozório, da Volo Filmes, sobre a importância do vídeo para o marketing digital. O que falei vale também para os editores de portais e sites de notícias que tratam muito mal o conteúdo em vídeo. Em geral, esquecem que vídeo para internet é diferente de vídeo para TV (não só no tempo de duração, mas também na linguagem, no formato) e que vídeo precisa de edição com título, descrição, palavras-chave e links relacionados que possam também ajudar no tráfego do portal/site.

Sobre a Digitalks

Produzi para o blog da agência VOCALI um post sobre os principais pontos debatidos na edição 2016 do Digitalks Florianópolis. Como já disse em um post anterior, o evento é de marketing digital, mas dá para tirar alguns insights também para o jornalismo digital.

Uma das questões que chamou a atenção foi a aposta no desenvolvimento de mobile sites – uma tendência a ser observada. Ou seja, o número cada maior de usuários de smartphones pede canais especialmente criados para a plataforma e não apenas versões responsivas de desktop sites.

Leia o post completo no blog da VOCALI.

Reportagem destaca projetos na área de jornalismo digital

Vídeo

O Metrópolis, tradicional programa da TV Cultura de São Paulo exibiu uma reportagem especial sobre o mercado de jornalismo digital, tendo como entrevistados os empreendedores dos projetos Fluxo, Calle2 e Nexo (este último já citado no Primeiro Digital). A reportagem foca no conteúdo e na forma e na rotina de produção. Faltou dizer como se sustentam. Mas está valendo. Mais uma oportunidade conhecer, ao menos, novas propostas editoriais.

Dica do Interatores.

Os assuntos mais buscados no Google em 2015

Vídeo

O Google está divulgando sua lista anual com os assuntos que mais procurados em 2015, tendo como introdução o vídeo acima, que dá um panorama geral do que foi o ano na internet.

Nas principais buscas feitas por usuários do Brasil, como curiosidade, assuntos globais aparecem em maior número que temas nacionais.

Veja em Explore os principais momentos do ano e as perguntas que eles inspiraram.

Na lista que mostram as buscas divididas por categoria, um prato cheio quem quer e precisa entender o comportamento de quem navega pela internet no Brasil, além assunto para boas divertidas conversas porque o que não falta também é busca bizarra. Ou entretenimento, como preferir.

Mas observando os dados com os cinco primeiros colocados de cada categoria, é interessante ver mais uma vez a internet como segunda tela. Menções à novela da Globo, Verdades Secretas, e seus dois protagonistas (Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz) aparecem em quatro das 19 categorias.

E a força do Netflix está na categoria “Pessoas”: o primeiro lugar é narcotraficante colombiano Pablo Escobar, certamente por causa do sucesso da série Narcos, de José Padilha, estrelada por Wagner Moura. E por falar em streaming, na categoria busca por “Como Fazer”, atenção para o quinto item da lista: como fazer um canal no YouTube. É o público querendo ser ainda mais protagonista no universo digital.

Confira a página com as listas dos mais pesquisados em 2015 via Google Brasil.

Veja também a lista global.

Os principais assuntos do Twitter em 2015

Vídeo

O Twitter divulgou nesta segunda-feira (7) um balanço com dados da rede social em 2015, com destaque para os assuntos mais tweetados. O levantamento está detalhado no blog do Twitter  e no site exclusivo para apresentação dos dados também aparece listas de mais influentes, novas vozes e mais retweetados.

Em temos de Twitter Brasil, destaca para o Twitter como segunda tela com o perfil do programa Master Chef, da Band, abocanhando o primeiro lugar. No ranking mundial, momentos de grande comoção como os recentes atentados em Paris se destacaram.

Veja os principais assuntos em 2015 no Twitter

#AnoNoTwitter

Instant Articles do Facebook chega ao Brasil; veja a lista de quem já aderiu

Vídeo

Saiba mais sobre os Instant ArticlesUma nova ferramenta para veículos de mídia publicarem reportagens de maneira rápida e mais interativa no Facebook.

Posted by Facebook Media on Segunda, 30 de novembro de 2015

Informação da assessoria de imprensa do Facebook:

O Facebook lança nesta terça-feira os Instant Articles na América Latina, uma maneira para oferecer às pessoas uma experiência ainda mais rica e rápida para ler notícias nos dispositivos móveis – além de uma ferramenta nova que permite aos veículos de comunicação levar histórias interativas para os leitores pelo Feed de Notícias do Facebook. Agora, cerca de 40 organizações de mídia vão começar a usar os Instant Articles no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

Conforme mais pessoas acessam notícias em seus dispositivos móveis, queremos transformar esta experiência para que ela seja mais rápida e rica no Facebook. Hoje, uma notícia demora cerca de oito segundos para carregar, o que é, de longe, o tipo de conteúdo mais lento na plataforma. Os Instant Articles fazem com que a experiência de leitura seja 10 vezes mais rápida em relação às matérias da internet abertas em dispositivos móveis. Uma série de recursos interativos permitem que os leitores ampliem o texto, explorem fotos em alta definição ao mover o celular, assistam a vídeos que são reproduzidos automaticamente enquanto leem uma notícia, naveguem por mapas interativos, escutem opções de áudio e até curtam e comentem partes específicas de uma matéria.

Os Instant Articles estarão disponíveis neste primeiro momento para algumas das principais organizações de mídia latino-americanas e norte-americanas de língua espanhola, como Telemundo. No Brasil, são elas:

Adoro Cinema

Bolsa de Mulher

Capricho

Catraca Livre

Esporte Interativo

Estadão

Exame

G1

M de Mulher

R7

Veja

Veja SP

Leia o comunicado do Facebook na íntegra.

O jornalismo móvel: características, desafios, tendências e oportunidades, por @rsalaverria

Vídeo

Nesta entrevista concedida à faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) o professor Ramón Salaverria destaque a forma como os veículos estão utilizando as plataformas móveis e aponta alguns dos caminhos que podem ser seguidos para que haja uma mudança e que a produção de jornalismo móvel seja efetivamente uma oportunidade de negócio. Entre outras afirmações, Salaverria, que atualmente é diretor do Centro de Estudos sobre Internet e Vida Digital da Universidade de Navarra, diz que “os veículos estão fazendo um jornalismo para o mobile. Me parece que há um segundo passo, muito mais desafiante, que é fazer jornalismo com o mobile”.

Assista e comente.

E acompanhe o professor Ramón Salaverria na internet:

www.salaverria.es

@rsalaverria

www.facebook.com/ProfRamonSalaverria

Documentário sobre impacto das redes sociais no jornalismo estreia no Netflix

Vídeo

The Thread, documentário lançado oficialmente em abril deste ano, acaba de entrar no Netflix e é um programa imperdível para os jornalistas em geral, em especial os que atuam no meio digital. Isso porque The Thread mostra o impacto das redes sociais no jornalismo, tendo como gancho o atentado ocorrido durante a maratona de Boston, em 2013, e que contou com o apoio efetivo de usuários de sites como Twitter, YouTube e Facebook na identificação dos responsáveis pelo ato.

Assista ao trailer

Saiba mais sobre o documentário.