quinta-feira, abril 18, 2024
HomePosts RecentesAinda é relevante aparecer no Trending Topics do Twitter?

Ainda é relevante aparecer no Trending Topics do Twitter?

Compartilhei na terça-feira (24) uma boa lembrança: o dia em que organizei um twitaço e coloquei uma hashtag no Trendind Topics do Twitter (#rockSC, com bandas de Santa Catarina compartilhando seus canais na internet – MySpace, lembra? – e suas músicas, e eu divulgando links do meu blog Rock SC). Foi em 23 de setembro de 2010.

Na época, foi um grande feito e com grande repercussão local estar na lista dos dez assuntos mais comentados do dia no Twitter, que ainda dominava a “cena” na época. E especialmente pela causa proposta pelo twitaço, de divulgar e dar maior visibilidade das bandas catarinenses.

Pensando sobre o “feito” de nove anos atrás, e tendo como parâmetro o atual momento do Twitter (relevante, mas poluído de maus usuários e robôs), me pergunto: ainda é relevante aparecer no Trending Topics? Que diferença faz e resultado prático isso gera?

Trending Topics com segundas intenções

Já escrevi em outro post que o Twitter parece ter virado um game entre apoiadores e robôs a serviço do presidente e oposição para ver quem domina o Trending Topics. Uma competição até confusa. Não dá para usar a posição nos TTs como um indicador, por exemplo, porque os usuários não sabem “brincar”.

É muito comum uma hashtag de um lado estar entre os dez assuntos mais comentados, mas trazer sempre comentários de twitteiros contrários. Eles incluem a hashtag “inimiga” em seus tweets sem se dar conta de que ajudam no volume de menções.

Pior, é que mesmo com os “dados viciados”, um lado – adivinha qual? – acaba usando a posição no Trending Topics para distorcer fatos, propagar desinformação e reforçar suas narrativas. Ou seja, na falta de outros argumentos, é dada uma falsa relevância ao Trending Topics.

Por outro lado, na vocação do Twitter como segunda tela, é estranho nos dias de hoje ver programas da TV aberta se apegarem com gosto ao Trending Topics. Soa como uma maneira de dizer que a atração está fazendo barulho, ainda que os números de audiência não mostrem isso.

Programas da Band são ótimos exemplos disso – traço no Ibope, topo no Trending Topics. E na atual edição do reality A Fazenda, na Record, o apresentador Marcos Mion tem dado destaque à presença no Trending Topics com incrível frequência. Precisa?

Trending Topics como guia

Dispenso a disputa e a publicidade que se dá ao Trending Topics. Mas aprecio e muito a funcionalidade da lista de assuntos como uma espécie de “guia” a mais na rotina de navegação no Twitter. Isso sim é relevante.

Olhe a timeline com os tweets de quem você segue.

Veja suas listas de temas ou de favoritos.

Faça suas buscas do dia (por assuntos, por usuários, para tirar dúvidas, para recuperar uma dica/link…).

E confira o que é tendência no Trending Topics para conferir o que é assunto e pode interessar a você e sua rede.

Hashtag simples assim.

 

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais