Nesta terça-feira (14), Florianópolis recebe mais uma edição do Digitalks, um dos principais eventos sobre marketing digital do Brasil e que acontece ao longo do ano também em outras cidades do país. E como de outras vezes, vou estar lá. E se eu fosse você, colega jornalista, também estaria. “Mas o que eu vou fazer em um evento de marketing digital?”, você me pergunta.
A resposta é simples: vai aprender, conhecer tendências, anotar ideias, insights…especialmente se está ou quer estar inserido no jornalismo digital. Os palestrantes do Digitalks têm o foco em vendas, o que também é interessante acompanhar até porque a gente precisa saber quem e como se paga a conta. Mas temas que tratam de conteúdo, mesmo que com o viés do marketing, podem render para o desenvolvimento de produtos como sites e blogs e de estratégias de na atuação digital.
Já pensou, por exemplo em definir a persona que você quer atender com seu trabalho na internet? Isso ajudaria a definir o tipo de conteúdo que realmente interessa ao seu público-leitor.
Experiência própria. Sempre que participei do Digitalks voltei para casa com o bloquinho recheado. Temas como jornalismo hiperlocal, parcerias de conteúdo, comunicação instantânea (pré-WhatsApp), a força dos nichos de mercado, entre outros, ouço desde a primeira edição que participei, há cinco anos.