Farol Reportagem encerra publicações em junho

Padrão

Caros assinantes do Farol Reportagem,

O site vai deixar de produzir e publicar reportagens a partir de junho. Depois de quase dois anos de muita luta e resistência no Jornalismo em Santa Catarina, chegou a hora de agradecer imensamente a confiança e o apoio de todos, especialmente de vocês assinantes do Farol. Este apoio ajudou até agora a manter uma proposta de Jornalismo independente e comprometida com o interesse público, transparência dos poderes e Direitos Humanos. Muito obrigado! Viva a Reportagem!

O sábado começou com esta mensagem do meu amigo Lúcio Lambranho chegando por e-mail.

E não só pela amizade que temos, mas por fazer parte da trajetória profissional do Lúcio (além de editor lá em 2000, participei da volta dele para Santa Catarina, ajudando a trazê-lo para o Notícias do Dia). Ainda na quinta-feira (24), no evento da ADI, me perguntaram sobre o espade para reportagem na internet e citei o Farol na resposta. Disse que era possível criar espaços para isso, mas o desafio era criar um modelo de negócio sustentável financeiramente sem perder a independência.

Não pude ajudar o Lúcio tanto quanto gostaria neste sentido, mas como escrevi para ele, respondendo ao e-mail:

Lúcio,
Fico feliz com tua jornada. Por teres topado o desafio e teres não só feito o jornalismo no qual acreditas, mas também porque de alguma forma mexesse com os brios de colegas e até de veículos quando da vez que eles citaram o Farol.

Não há fracasso em não continuar. A graça da internet é a possibilidade de testar, experimentar e até ter prazo de validade, finitude.

Estou sempre na torcida por você, pelo profissional que és, pelas convicções e crenças que tens quanto ao teu trabalho. Muita sorte na nova jornada e foi um prazer enorme contribuir com o Farol mesmo com apenas 10 pila, mas sempre de coração.

Lúcio está voltando para Brasília, onde já atuou em veículos como o Congresso em Foco e ganhou prêmios por reportagens como a das Farras das Passagens. Dessa vez, o destino será o site Metrópoles.