quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMercado LocalA decisão de encerrar o impresso e ficar só no digital

A decisão de encerrar o impresso e ficar só no digital

Circula hoje (26) a última edição impressa do The Independent, um dos  jornais nacionais da Inglaterra, que a partir de agora passa a existir somente na internet. Veja a última capa do jornal.

IMG_20160326_095535

No anúncio da decisão, em comunicado divulgado no dia 12 de fevereiro, o grupo proprietário do jornal diz que a motivação veio mais pelo crescimento da operação digital do que pelo fracasso do jornal papel. E esse é o ponto que considero importante analisar neste episódio. Não tem mimimi nem chororô.

Claro, o meio impresso passa por mudanças, enfrenta situações com as quais muitos veículos não souberam lidar, como o crescimento das redes sociais como fonte de renda e o modelo multiplaforma se perde na gestão capenga das equipes da redação e do comercial.

Mas quantos jornais, especialmente no Brasil, não poderiam seguir o mesmo caminho do The Independent? O valor da marca preservado e foco no produto que interessa: a informação e não a plataforma (o papel, no caso). 

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais