sábado, maio 25, 2024
HomeLinks Recomendados"A audiência dos maiores publishers no Facebook caiu 32%… e isso é...

“A audiência dos maiores publishers no Facebook caiu 32%… e isso é ótimo!” (@biagranja)

Bia Granja, co-fundadora do YouPix, escreveu uma excelente análise sobre a queda de 32% na audiência dos 30 maiores publishers no Facebook desde janeiro deste ano. Ótima análise da Bia​ para reflexão sobre o uso do Facebook para gerar tráfego e o sobre o tempo que passamos dentro da redes social em vez de sair por aí e explorar outros canais, fontes de conteúdo. Estou entre os que não acreditam mais na importância da home, mas numa boa edição e no uso de fontes variadas de distribuição do conteúdo. A ideia do Facebook centralizar ou querer centralizar o conteúdo da internet num único endereço cheira a naftalina: lembra internet 1995, com a vida digital associada a AOL, UOL…entrava lá e lá ficava no cercadinho. Esta fase já passou, não?

Do que escreveu a Bia, destaco os seguintes trechos:

O Facebook se tornou o principal gerador de tráfego dos sites no mundo todo. Em alguns deles, é responsável por mais de 60% das visitas. No Buzzfeed, veículo que já nasceu sob a lógica da web social, responde por 37% da audiência. Quem faz conteúdo e tem um analytics sabe do que estou falando, é só dar uma olhadinha aí pra comprovar que o Facebook se transformou no principal pilar de distribuição.

E daí vem essa notícia de que o tráfego dos 30 maiores publishers caiu 32% desde janeiro desse ano, somando os dados de desktop e mobile. E que entre os top 10, a queda foi ainda maior, de 42.7%. Quase metade da audiência.

(…)

A teoria mais comum sobre o motivo dessa queda é que o Facebook, todos sabem, está querendo forçar cada vez mais que a vida das pessoas aconteça dentro dos limites do seu wireframe. Já atingindo 1 bilhão de pessoas diariamente, a missão é cada vez mais concentrar todos os acontecimentos do mundo e de seus usuários na rede social.

(…)

Eu tenho mil ressalvas em relação ao Facebook e essa centralização absurda da experiência do usuário. Já fiz e faço inúmeras críticas ao Facebook por aqui, e volto a afirmar: é MUITO ZUADO, PREOCUPANTE E LIMITADOR que a experiência web das pessoas se reduza a uma rede social.

Leia o análise completa da Bia no site do YouPix.

giphy

Nota do Blogueiro: A Bia ilustrou sua análise com este mesmo gif como forma de mostrar na prática o que a queda na audiência significa. Tem algum tirando a bola na hora do chuto do Charlie Brown…que puxa!

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais