Vamos ficar falando de fake news ou vamos trocar o disco em 2019 e dedicar um bom tempo para tratar de outros temas tão relevantes quanto para o jornalismo, os jornalistas e o marketing digital? Em resposta para a provocação que fiz no post anterior aqui no Primeiro Digital, fiz uma lista de 10 assuntos que eu particularmente gostaria de ver mais discussões e mais gente interessada em trocar de ideias a respeito.
Inovação no jornalismo
Já escrevi sobre o assunto aqui no Primeiro Digital citando a vocação de Florianópolis para inovação. E sigo sem perceber passos nessa direção e pensar e propor caminhos inovadores para o jornalismo. Não falo apenas em termos de tecnologia, mas de modelo de negócio e de abordagem.
Viabilidade comercial de projetos multiplataforma
Até quando os veículos vão produzir conteúdos em plataformas de terceiros (como lives no Facebook ou especiais em aplicativos) sem explorar isso comercialmente?
A migração para o digital
Em vez de ficar batendo cabeça para encontrar um caminho de viabilizar um projeto impresso, por que não planejar e migrar de vez para o digital?
Como criar novas rotinas no loop de hábito de consumo de notícias
Para criar, é preciso estudar profundamente o comportamento do consumidor de notícias. Pensar do ponto de vista do leitor e não decidir e criar produtos digitais baseados em achismos ou ondas sem qualquer parâmetro mercadológico.
Nichos e localismo
Não é preciso ser grande nem basear a estratégia de mais volume de conteúdo para, em tese, gerar mais acessos. Site de Florianópolis pode focar em Florianópolis ou sites que sejam referência em um nicho determinado. São caminhos para aproximar com o público e criar uma percepção geográfica e também de referência editorial para anunciantes.
A relevância das redes sociais para a geração de tráfego
Até que ponto os veículos devem apostar nas redes sociais, especialmente o Facebook, para geração de tráfego? O comportamento do leitor de não clicar e já comentar as chamadas na própria página na rede social, me parece um bom indicativo de que não faz muito sentido.
O que querem os anunciantes
Ações tradicionais como informes publicitários ainda são veiculados na TV. Tem quem acredite que anunciar no Facebook resolva. Mas o que os departamentos comerciais dos veículos sabem a respeito dos anunciantes e o que estão oferecendo para eles.
Jornalistas no marketing digital
Este já é um tema em discussão na série #MIGREI. Talvez o que esteja faltando é levar esta discussão para as faculdades, ajudando a ampliar as oportunidades para quando os recém-formados chegarem ao mercado.
Novas oportunidades para jornalistas
Migrar para o marketing digital é uma das possibilidades para os jornalistas diante da crise nas redações. Mas que outras oportunidades podem ser exploradas pelos jornalistas? E mais: como preparar o jornalista para ser empreendedor e ir além do frila?
Ansiedade no marketing digital
Para quem já está atuando no marketing digital, por que há tanta ansiedade do lado de quem promove e de quem contrata serviços de marketing digital? A possibilidade de criar e mudar ações e estratégicas é saudável, mas vender o discurso de crescer, vender mais, crescer, vender mais precise ser usado com mais moderação.
E para você, quais assuntos devem estar em pauta em 2019?