Depois da informação, o jornalismo

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Meus colegas do Notícias do Dia mataram a pau nesta terça-feira (7). No Dia do Jornalista, fizeram jornalismo classe A e trouxeram para deleite dos leitores a história daquele cachorro que se juntou ao grupo de homens que tomou uma geral da PM, em Florianópolis. Os repórteres Colombo de Souza e Rosane Lima encontraram e contaram com riqueza de detalhes a vida do Piloto, como o cachorro é chamado.

Tinha comentado aqui que a foto do Piloto tomando geral por si só já era sensacional e que naquele momento nem precisa de muito mais  detalhes. Não por acaso, sendo um conteúdo típico de internet, a foto se propagou rapidamente por sites, blogs e redes sociais do Brasil e do mundo.

Agora, a reportagem do ND, com direito a galeria de fotos do personagem da semana, entra para a lista de bons exemplos do que sites de notícias devem fazer em tempos de Facebook, Twitter e WhatsApp.

Primeiro, informar, no caso da publicação da foto, em tempo real, com agilidade, sempre com correção, para distribuir a novidade para seus leitores, seguidores. Depois, fazer jornalismo, ampliando a informação inicial com mais fontes, mais elementos agregados para enriquecer o conteúdo e oferecer aos leitores um produto realmente de grande valor.

Favoritei e usarei muitas vezes a reportagem do ND como exemplo. Parabéns.

Confira no ND Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *