sexta-feira, abril 19, 2024
HomeColuna Mapa MentalMapa Mental 🤔 #40 | Corra que o “social media” da polícia...

Mapa Mental 🤔 #40 | Corra que o “social media” da polícia vem aí 

Nesta edição do Mapa Mental:

– Corra que o social media da polícia vem aí
– Podcast como estratégia para atrair público jovem
Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias
– Campeões de bilheteria, campeões na busca do Google


Corra que o social media da polícia vem aí 

Um dos aspectos que sempre destaco nas palestras e oficinas que ministro sobre gestão de conteúdo é o cuidado na hora de publicar um conteúdo nas redes sociais. É o popular não combina. Nem tudo que é feito em uma perfil pode ser replicado em outro. Não é assim que funciona. E às vezes falta noção e falta olhar para fora e lembrar de quem e com quem você está falando.

Por exemplo: faz sentido a Polícia Militar de Santa Catarina usar o Twitter, Facebook e Instagram para fazer sorteios? O prêmio é uma volta em um carro da PM (sério?) e o clima, de ostentação. A boa e velha viatura virou supermáquina com destaque até para as marcas dos veículos (Porsche, Camaro e Mercedes).

Ver o fio da promoção é muito estranho. O @pmscoficial fala com os seguidores do mesmo modo que uma marca de xampu! Estamos falando de um perfil INSTITUCIONAL!!! E pelo que é descrito, querem ganhar seguidores… Tem outro jeito de fazer que não seja usando a estratégia inadequada, que pode funcionar na visão do social media, mas não para a imagem da PM.

E se a ideia é criar uma ação para aproximar a PM com os cidadãos, também tem outras ações para implantar. Fora a questão da promoção incluir gastos com combustível para um uso dos veículos para uma atividade que não tem nada a ver com a finalidade do trabalho da PM.

Atualização em 17 de dezembro de 2019: E o tweet publicado no dia 16, com direito a vídeo e tudo, o clima de ostentação e falta de noção só aumenta na chamada para o sorteio. “Não fique de fora dessa oportunidade!!!”. 🤦‍♂️

Podcast como estratégia para atrair público jovem

Recomendo a leitura do artigo O fascínio dos jovens pelos Podcasts: Veículos tradicionais buscam esse recurso para rejuvenescimento do público, do jornalista Luiz André Ferreira. Ele destaca exemplos onde a criação de podcasts tem também o papel de atrair o público jovem.

Escreve Ferreira:

“Buscando surfar nessa onda jovem, veículos tradicionais estão correndo contra o tempo para lançarem seus streamings na busca pelo rejuvenescimento. E se impressionam como um mesmo tema apresentado numa plataforma diferente pode atingir um público que não alcançava”.

Leia o artigo completo (no LinkedIn).

Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias

Saiu a nova edição do Atlas da Notícia, uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) criada com o objetivo de mapear os veículos de conteúdo, especialmente de jornalismo local, em todo o Brasil.

Segundo o mapeamento, existem 11.833 empresas que produzem jornalismo no Brasil, considerando veículos impresso, digital, rádio e TV.

Por ordem de quantidade:

Rádio: 4.195 (35,5%)
Jornais e revistas impressos: 3.429 (29%)
Digital: 3.051 veículos (25,8%)
TV: 1.158 (9,8%).

Nesta terceira edição, o Atlas registra que 331 veículos jornalísticos foram extintos. Desse total, 195 eram impressos. E, por outro lado, como mostram os números acima, as plataformas digitais avançam e encostam nos impressos.

Desertos

Um dos pontos que o Atlas da Notícias sempre destaca são os desertos de notícias, que são as localidades onde não existem veículos jornalísticos. No total, são 3.487 municípios (62,6%), onde vivem 37,4 milhões de pessoas.

Acesse o site do Atlas da Notícia e confira o resumo publicado pelo Poder360.

Campeões de bilheteria, campeões na busca do Google

“O Irlandês” é um ótimo filme, mas o Martin Scorsese, que causou polêmica ao dizer que filme da Marvel não é cinema, dormirá com essa: a busca por heróis e heroínas – dos quadrinhos e da vida real – foi o destaque de 2019, segundo o Google.

Por falar em heróis e heroínas, já leu meu post sobre a relação conteúdo digital e a CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo? Leia aqui.

Primeiro Digital no seu WhatsApp

Entre no Grupo Primeiro Digital e receba atualizações direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar. 🚪

Até a publicação desta edição (em 13 de dezembro) já são 15 assinantes no Grupo.

Entre no Grupo e receba as atualizações por WhatsApp

 

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição. Com esta 40ª edição, o Mapa Mental encerra a temporada em 2019 e volta em 2020.

Todas as colunas.


Receba as atualizações por e-mail. Saiba como.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais