Mapa Mental 🤔 #7

Padrão

Manual de sobrevivência

Dia desses, o próprio Facebook em lembrou do post que escrevi explicando que não usaria mais a rede no modo “social”, mas apenas profissionalmente para atender as demandas dos clientes que atendo. Decisão tomada por pura necessidade de não desviar o foco com o tipo de conteúdo predominante por lá.

Era ruim na época quando decidiu me afastar, ficou muito pior durante e pós-eleição. Mas mesmo acessando por motivos profissionais e tentando ser o mais disciplinado possível, como fazer para não ver conteúdos desanimadores? Menos mal que máscaras de ar caem durante a estadia no Facebook em forma de reflexões  como da do meu amigo Gastão Cassel sobre os tempos estranhos que vivemos.

Celular, doce lar

De todo o modo, há que se desenvolver um manual de sobrevivência para seguir nas redes sociais. Por mais crítico que eu seja em relação ao uso das redes sociais e sua eficiência para qualquer tipo de conteúdo e negócio, não tem como não frequentar o Facebook. Faz parte do ritual, das obrigações de quem se propõe a trabalhar com conteúdo digital.

Um caminho para estruturar esse manual pode começar por rever hábitos como o do uso do celular. Pesquisas já comprovam a dependência gerada na Era das Notificações (“Metade dos internautas brasileiros não consegue ficar um dia sem o smartphone”), mas ainda parece haver muita resistência para admitir que sim, estamos exagerando.

Para quem quer dar uma guidada, recomendo o livro Celular, Doce Lar, da sempre relevante Rosana Hermann. Assim como no livro sobre o Twitter, nesse a Rosana coloca pingo nos is e dá uma dimensão do que está sendo viver de olho grudado na tela do smartphone.

Faltou dizer

As atualizações do Fora do Tom, o podcast do NSC Total, citado no Mapa Mental #6, podem ser acompanhadas no blog do jornalista Upiara Boschi, na página dos podcasts do portal (www.nsctotal.com.br/tag/podcasts) ou pelo Soundcloud na conta da rádio CBN-Diário, que também faz parte do Grupo NSC Comunicação.

Ficou mais fácil

Ótima medida do pessoal que cuidado do blog da Resultados Digitais: criaram uma tag para ficar mais fácil de conferir todas as edições do post coluna Notícias da Semana, que recomendei aqui no Mapa Mental como canal para acompanhar as novidades sobre marketing digital e tecnologia. Clique aqui para ver todas as edições.

Em tempos de fake news…

Uma verdade sobre o Dia da Mentira: virou o Dia da Marmota que se repete todo dia.

 

Outros insights beatlemaníacos

Já leu meu post sobre as lições do Paul McCartney para a gestão de conteúdo? Pois é, para mostrar que não sou só que vejo coisas além da música em relação aos Beatles, recomendo muito a leitura de “A sabedoria dos Beatles nos negócios”. O livro é escrito por especialistas: um em negócios e outro em Beatles. E o resultado é divertido e gerador de muitos insights. Experimente.

@ da vez

Acompanhem no Twitter a jornalista Luciana Moherdaui (@lumoherdaui). Ela participou da criação do iG e do Último Segundo e é autora de Jornalismo sem Manchete, já destacado aqui no Primeiro Digital. Nas redes sociais, mas no Twitter principalmente, Luciana acompanha, compartilha e comenta o que acontece no jornalismo. Como exemplo, cito o comentário dela sobre um thread da Folha de S.Paulo no Twitter que usa uma imagem-meme de um gibi da Turma da Mônica para ilustrar a narrativa sobre a situação no Ministério da Educação.

Escreveu a Luciana: “A ideia, já superada pelas redes sociais, de que se pode encontrar tudo em um portal agora é aplicada ao Twitter, com as threads”. E completa, a partir da imagem usada pela Folha, que “os veículos de comunicação tradicionais não mudam a estratégia de se apropriarem das redes, mesmo que suas funções nada tenham a ver com elas, como é o caso agora da instagramização do noticiário”.

Postei e sai correndo

Sites tipo o TV Foco deveriam ser banido pela sacanagem que praticam (primeiro copia e depois distorce conteúdo para gerar cliques).

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição.

Todas as colunas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.