Mapa Mental ūü§Ē #40 | Corra que o ‚Äúsocial media‚ÄĚ da pol√≠cia vem a√≠¬†

Padr√£o

por ALEXANDRE GONÇALVES

Nesta edição do Mapa Mental:

РCorra que o social media da polícia vem aí
– Podcast como estrat√©gia para atrair p√ļblico jovem
Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias
– Campe√Ķes de bilheteria, campe√Ķes na busca do Google


Corra que o social media da polícia vem aí 

Um dos aspectos que sempre destaco nas palestras e oficinas que ministro sobre gest√£o de conte√ļdo √© o cuidado na hora de publicar um conte√ļdo nas redes sociais. √Č o popular n√£o combina. Nem tudo que √© feito em uma perfil pode ser replicado em outro. N√£o √© assim que funciona. E √†s vezes falta no√ß√£o e falta olhar para fora e lembrar de quem e com quem voc√™ est√° falando.

Por exemplo: faz sentido a Polícia Militar de Santa Catarina usar o Twitter, Facebook e Instagram para fazer sorteios? O prêmio é uma volta em um carro da PM (sério?) e o clima, de ostentação. A boa e velha viatura virou supermáquina com destaque até para as marcas dos veículos (Porsche, Camaro e Mercedes).

Ver o fio da promo√ß√£o √© muito estranho. O @pmscoficial fala com os seguidores do mesmo modo que uma marca de xampu! Estamos falando de um perfil INSTITUCIONAL!!! E pelo que √© descrito, querem ganhar seguidores… Tem outro jeito de fazer que n√£o seja usando a estrat√©gia inadequada, que pode funcionar na vis√£o do social media, mas n√£o para a imagem da PM.

E se a ideia √© criar uma a√ß√£o para aproximar a PM com os cidad√£os, tamb√©m tem outras a√ß√Ķes para implantar. Fora a quest√£o da promo√ß√£o incluir gastos com combust√≠vel para um uso dos ve√≠culos para uma atividade que n√£o tem nada a ver com a finalidade do trabalho da PM.

Atualiza√ß√£o em 17 de dezembro de 2019: E o tweet publicado no dia 16, com direito a v√≠deo e tudo, o clima de ostenta√ß√£o e falta de no√ß√£o s√≥ aumenta na chamada para o sorteio. ‚ÄúN√£o fique de fora dessa oportunidade!!!‚ÄĚ. ūü§¶‚Äć‚ôāÔłŹ

Podcast como estrat√©gia para atrair p√ļblico jovem

Recomendo a leitura do artigo O fasc√≠nio dos jovens pelos Podcasts: Ve√≠culos tradicionais buscam esse recurso para rejuvenescimento do p√ļblico, do jornalista Luiz Andr√© Ferreira. Ele destaca exemplos onde a cria√ß√£o de podcasts tem tamb√©m o papel de atrair o p√ļblico jovem.

Escreve Ferreira:

‚ÄúBuscando surfar nessa onda jovem, ve√≠culos tradicionais est√£o correndo contra o tempo para lan√ßarem seus streamings na busca pelo rejuvenescimento. E se impressionam como um mesmo tema apresentado numa plataforma diferente pode atingir um p√ļblico que n√£o alcan√ßava‚ÄĚ.

Leia o artigo completo (no LinkedIn).

Atlas da Notícia mostra avanço dos sites de notícias

Saiu a nova edi√ß√£o do Atlas da Not√≠cia, uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) criada com o objetivo de mapear os ve√≠culos de conte√ļdo, especialmente de jornalismo local, em todo o Brasil.

Segundo o mapeamento, existem 11.833 empresas que produzem jornalismo no Brasil, considerando veículos impresso, digital, rádio e TV.

Por ordem de quantidade:

R√°dio: 4.195 (35,5%)
Jornais e revistas impressos: 3.429 (29%)
Digital: 3.051 veículos (25,8%)
TV: 1.158 (9,8%).

Nesta terceira edi√ß√£o, o Atlas registra que 331 ve√≠culos jornal√≠sticos foram extintos. Desse total, 195 eram impressos. E, por outro lado, como mostram os n√ļmeros acima, as plataformas digitais avan√ßam e encostam nos impressos.

Desertos

Um dos pontos que o Atlas da Not√≠cias sempre destaca s√£o os desertos de not√≠cias, que s√£o as localidades onde n√£o existem ve√≠culos jornal√≠sticos. No total, s√£o 3.487 municiŐĀpios (62,6%), onde vivem 37,4 milhoŐÉes de pessoas.

Acesse o site do Atlas da Notícia e confira o resumo publicado pelo Poder360.

Campe√Ķes de bilheteria, campe√Ķes na busca do Google

‚ÄúO Irland√™s‚ÄĚ √© um √≥timo filme, mas o Martin Scorsese, que causou pol√™mica ao dizer que filme da Marvel n√£o √© cinema, dormir√° com essa: a busca por her√≥is e hero√≠nas – dos quadrinhos e da vida real – foi o destaque de 2019, segundo o Google.

Por falar em her√≥is e hero√≠nas, j√° leu meu post sobre a rela√ß√£o conte√ļdo digital e a CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo? Leia aqui.

Primeiro Digital no seu WhatsApp

Entre no Grupo Primeiro Digital e receba atualiza√ß√Ķes direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar. ūüö™

Até a publicação desta edição (em 13 de dezembro) já são 15 assinantes no Grupo.

Entre no Grupo e receba as atualiza√ß√Ķes por WhatsApp

 

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição. Com esta 40ª edição, o Mapa Mental encerra a temporada em 2019 e volta em 2020.

Todas as colunas.


Receba as atualiza√ß√Ķes por e-mail. Saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *