Mapa Mental 🤔 #4

Padrão

Leitor de internet (I)

No auge do Orkut, quando o famoso site de relacionamento sofria com quedas frequentes, dois ou três posts do meu blog Coluna Extra tinham picos de acessos e comentários. Os orkuteiros reclamavam lá que não estavam conseguindo entrar no site. Ou seja, não sabiam ou não reparavam que não estavam em um fórum oficial do Orkut, mas escreviam como se fosse.

Agora, aqui no Primeiro Digital, notei um movimento parecido em um post de março de 2017 sobre o novo site do jornal Diarinho, de Itajaí, e que estão entre os cinco posts mais acessados desde o lançamento do blog. E lá uma leitora escreveu: “Eu quero mandar foto da nossa rua Edmundo Merísio pra publicar como ela esta cheia de buracos esta o caos”. Lugar errado para ter o pedido atendido, certo?

Leitor de internet (II)

Casos assim mostram que o leitor de internet tem uma tendência a não prestar muita atenção o site que estão acessando. É o mesmo que não “molha o bico” e sai comentando depois de só ler a manchete e não a notícia. E o melhor exemplo disso ainda é a reação dos leitores da Folha sobre a morte do ator Paul Walker, da franquia Velozes e Furiosos.

A manchete era “Ator de Velozes e Furiosos morre em acidente de trânsito”.  E chovera críticas ao ator, chamado de irresponsável por levar o que fazia nos filmes para a vida real. Se tivesse lido a notícia, os leitores saberiam que Walker estava de carona e não ao volante.

Ouvi por aí

Empresa não investe em site. Mantem design antiquado quase “internet 1995”. E nova funcionária da área de marketing diz que “pelo site não dava pela empresa”. Se ela pensa assim, imagina o que o público deve achar. E descuidar do principal canal de comunicação da empresa – ponto de referência – é um dos erros que gerentes e coordenadores ainda cometem, muitas vezes por deslumbramento com redes sociais.

Séries especiais

Tenho mantido uma parceria com o Portal Making Of, de Florianópolis, para a produção de séries especiais na área de comunicação. Já criei e produzi uma série sobre rádio por causa da migração do AM para o FM e outra sobre o desligamento do sinal analógico de TV em Santa Catarina. Agora em março, estreou um novo especial criado e produzido por mim, o Mapa de Oportunidades. O primeiro texto é sobre as vantagens de anunciar em rádio.

Aproveitamento comercial

Compartilhei no Instagram um resumo de ideias sobre aproveitamento comercial que serviu de base para uma apresentação que fiz para um site aqui de Santa Catarina há mais ou menos um ano. Pode conferir no link. E querendo ampliar a conversa, só chamar.

Curadoria da RD

O blog da Resultados Digitais, principal empresa brasileira e uma das maiores da América Latina em automação de marketing, está produzindo um post semanal que faz a curadoria dos principais fatos da semana sobre marketing digital e tecnologia.

Meu amigo Bruno Volpato, um dos entrevistados na série #Migrei, é um dos editores da novidade. E como disse para ele, o “notícias da semana” veio em boa hora para quem está online a serviço e acaba perdendo informações relevantes porque está exposto a conteúdos que fazem barulho, chocam, chateiam e acabam desviando o foco.

@ da vez

Sintonize @TVInsular no Twitter.

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição.

Todas as colunas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *