Mapa Mental ūü§Ē #21 | As fake news v√£o ao cinema; e mais

Padr√£o

por ALEXANDRE GONÇALVES

Nesta edição:

–¬†As fake news v√£o ao cinema
–¬†‚ÄúA√≠ sim fomos surpreendidos‚ÄĚ (ou tapeados)
–¬†Intercept al√©m da #VazaJato
–¬†Podcasts devem faturar US$ 1 bilh√£o
–¬†Obrigado, leitor
–¬†N√£o h√° limites para uma selfie…


As fake news v√£o ao cinema

Nos quadrinhos e nos desenhos animados, desde sempre JJ Jamerson, editor do Clarim Di√°rio, perseguiu o Homem-Aranha e para provar sua tese de que o her√≥i era, na (sua) verdade, um vil√£o. Para isso, n√£o abria de m√£o de inventar hist√≥rias, distorcer fatos e estampar manchetes mentirosas na capa do jornal. Ou seja, as fakes news fazem parte do ‚Äúc√Ęnone‚ÄĚ, como dizem os nerds, das aventuras do ‚ÄúAmig√£o da Vizinhan√ßa‚ÄĚ criado por Steve Ditko e Stan Lee para a Marvel.

Agora, nos cinemas, ‚ÄúHomem-Aranha: Longe de Casa‚ÄĚ insere as not√≠cias falsas e a manipula√ß√£o da opini√£o p√ļblica como elementos centrais do filme. Na trama, Mysterio, um dos vil√Ķes cl√°ssicos do universo aranha, cria amea√ßas com truques de imagem e drones e ele mesmo as combate e as vence. Tudo para se tornar o her√≥i o sucessor do Homem de Ferro, morto em ‚ÄúVingadores: Ultimato‚ÄĚ.

‚ÄúEu controlo a verdade‚ÄĚ

Ao longo da trama, em diferentes momentos s√£o feitas men√ß√Ķes √† m√≠dia. Peter Parker, de forma ing√™nua, fala que o uso de drones nas amea√ßas que enfrentou (os Elementais) n√£o deve ser verdade porque os jornais n√£o publicaram nenhuma not√≠cia sobre o assunto. E Mysterio, j√° festejando (de modo antecipado) o sucesso de seu plano, solta frases como ‚Äúeu controlo a verdade‚ÄĚ ou ‚Äúas pessoas acreditam em qualquer coisa nos dias de hoje‚ÄĚ.

E para coroar a importante ‚Äúparticipa√ß√£o especial‚ÄĚ das fake news, um tema t√£o em evid√™ncia nos dias de hoje, a primeira cena p√≥s-cr√©dito [SPOILER] traz de volta JJ Jamerson para comentar um v√≠deo manipulado em que Mysterio acusa o Homem-Aranha de assassinato. Os f√£s ter√£o de esperar o pr√≥ximo filme para saber se essa fake news colou. Ou se uma ag√™ncia de checagem vai salvar nosso her√≥i…

‚ÄúA√≠ sim fomos surpreendidos‚ÄĚ (ou tapeados)

O pessoal do Cinema com Rapadura fala mais sobre como as fake news¬†fizeram parte n√£o s√≥ do roteiro, mas tamb√©m da divulga√ß√£o que antecedeu o lan√ßamento do filme. Trailers oficiais e declara√ß√Ķes de executivos da Marvel¬†mexeram com a cabe√ßa dos f√£s apontando situa√ß√Ķes que n√£o est√£o no filme.

Assista.

Intercept além da #VazaJato

O jornalista Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil, esteve em Florian√≥polis na √ļltima sexta-feira (5) para uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina, como parte das comemora√ß√Ķes dos 40 anos do curso de Jornalismo.

E, obviamente, a s√©rie de reportagens #VazaJato, sobre a troca de mensagens¬†do juiz S√©rgio Moro e procuradores da¬†Lava Jato, dominou as aten√ß√Ķes e Demori respondeu in√ļmeras quest√Ķes feitas pela plateia, especialmente sobre procedimentos para checagem de informa√ß√Ķes, decis√Ķes editoriais (publicar tudo de uma vez ou em partes, como est√° sendo feito) e forma√ß√£o de parcerias com outros ve√≠culos como Folha e Veja.

Modelo de negócio

Mas o jornalista tamb√©m falou de mercado e de modelo de neg√≥cio. Estive presente e compartilho as seguintes anota√ß√Ķes:

  • Para Demori, a Lava Jato virou um produto de m√≠dia do mesmo modo que¬†s√£o o Brasileir√£o e o UFC, por exemplo. √Č ‚Äúnot√≠cia gr√°tis‚ÄĚ e com alto poder de audi√™ncia –¬† o que para ve√≠culos em crise, ‚Äújuntou a fome com a vontade de comer‚ÄĚ (pouco esfor√ßo e investimento em reportagem e alto retorno de audi√™ncia e receita).
  • Ele tamb√©m destacou a op√ß√£o do The Intercept de fazer jornalismo de impacto p√ļblico, mesmo enfrentando todas as dificuldades que um ve√≠culo independente pode enfrentar. Isso refor√ßa a linha editorial e ajuda a ter procedimentos claros de atua√ß√£o.
  • √ďtima frase (especial para jornalistas que partem para o pr√≥prio neg√≥cio): ‚ÄúJornalismo independente n√£o quer dizer jornalismo pobre‚ÄĚ.
  • Atualmente, o programa de apoiadores do The Intercept conta com 9 mil assinantes e gera uma receita recorrente em torno de R$ 275 mil por m√™s, que, somada aos recursos da funda√ß√£o First Look Media, ajuda a manter o funcionamento da reda√ß√£o no Brasil com 18 pessoas.
  • E por fim, em termos de neg√≥cio, chamou minha aten√ß√£o a estrat√©gia de atra√ß√£o de apoiadores. O Intercept, como¬†compartilhou Demori, foca em conte√ļdo de relev√Ęncia social e usa automa√ß√£o de¬†marketing, com uso do e-mail, para transformar visitas em doa√ß√Ķes.

Spoiler

Em breve, voc√™ vai ouvir mais¬†opini√Ķes e an√°lises de Leandro Demori sobre jornalismo independente. Aguarde.

Podcasts devem faturar US$ 1 bilh√£o

De acordo com dados do relatório Global Entertainment & Media Outlook2019-2023 da PwC, a receita publicitária de podcasts no mundo pode ultrapassar US$ 1 bilhão até o final de 2019. E até 2022, ainda segundo a pesquisa, o faturamento dos programas em áudio deve exceder as receitas de circulação de jornais digitais.

A maior confian√ßa nos podcasts e o aumento do p√ļblico ‚Äúouvinte‚ÄĚ s√£o fatores que devem levar um n√ļmero maior de anunciantes a destinar mais verba para atingir uma audi√™ncia sempre engajada.

O levantamento da PwC indica tamb√©m, conforme publicado no Poder 360, que ‚Äúa expectativa √© que, √† medida que mais pessoas usem os dispositivos ativados por voz, os podcasts se tornem mais acess√≠veis, especialmente ao considerar que 58% das pessoas escutam podcasts em casa‚ÄĚ.

A íntegra da pesquisa (em inglês).

‚ÄúPesquisando sobre o assunto encontrei esse post. Interessante. Vou acompanhar o blog de agora em diante‚ÄĚ.

Recado do leitor rec√©m-chegado,¬†L√ļcio Trindade. O post ao qual ele se refere √© sobre cuidados b√°sicos para a publica√ß√£o de v√≠deos. Esse √© o segundo de uma s√©rie de posts que comecei em maio de 2015 e n√£o levei adiante que tinha o prop√≥sito de destacar 7 cuidados b√°sicos quando o assunto √© conte√ļdo digital. O primeiro post fala sobre a import√Ęncia do t√≠tulo.

Retomo a s√©rie?¬†ūü§Ē

N√£o h√° limites para uma selfie…¬†

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças uma nova edição.

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