agente POD | Ep. 009 – Jornalismo investigativo e O uso de dados no Jornalismo

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

O assunto deste episódio do agente POD é Jornalismo investigativo e o uso de dados no jornalismo. Você ouve os melhores momentos da conversa com o jornalista Fábio Bispo, transmitida no último dia 11 de junho no Instagram do Primeiro Digital (@primeirodigital).

Bispo é co-autor da reportagem do ano em Santa Catarina sobre a compra fraudulenta de respiradores para tratamento de pacientes da Covid-19, publicada no The Intercept Brasil (leia aqui).

Produzida em parceria com o colega Hyury Potter, a reportagem  deflagrou ações do Ministério Público, motivou abertura de CPI na Assembleia Legislativa e resultou inclusive na prisão do ex-secretário da Casa Civil (e o assunto continua rendendo em mais uma reportagem da dupla publicada nessa semana no The Intercept Brasil).

Mas além do jornalismo investigativo, Bispo também tem atuado no jornalismo de dados. Ele está à frente da coleta e atualização dos números sobre a Covid-19 em Santa Catarina, em projeto desenvolvido via CatarinaLab para o portal ND+, como destacando em post do Primeiro Digital.

Bispo teve uma longa carreira no jornal Notícias do Dia, sempre focado em reportagens investigativas de grande repercussão (a série sobre o Esquema 138, que mostrou falcatruas no serviço de táxi em Florianópolis é um exemplo). Após a saída do ND, ele passou a produzir reportagens para diversos veículos como Estadão e The Intercept Brasil.

Ouça no Spotify.

Disponível nos tocadores Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts, Breaker e Radio Public.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *